Sertão Central recebe 17º Encontro Mestres do Mundo com programação em Quixadá e Quixeramobim
BIRO RADIO TV WEB , A NOTICIA POLITICA REGIONAL
Sertão Central recebe 17º Encontro Mestres do Mundo com programação em Quixadá e Quixeramobim,
O 17º Encontro Mestres do Mundo será realizado de 27 a 30 de novembro no Sertão Central, com atividades em Quixadá e Quixeramobim. A programação reúne mestres e mestras da cultura, grupos tradicionais, pesquisadores, professores e estudantes, em uma agenda que inclui rodas de saberes, oficinas, apresentações artísticas e feira da economia criativa. O acesso é gratuito.
Ao longo dos quatro dias, o público poderá acompanhar mais de 30 ações distribuídas entre o Seminário de Patrimônio Imaterial, aulas-espetáculo, atividades formativas e a tradicional terreirada cultural. O evento terá ainda a cerimônia de Titulação da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e de Notório Saber da Universidade Estadual do Ceará (UECE), quando novos mestres e mestras receberão reconhecimento oficial.
As atividades em Quixadá concentram-se na Praça do Leão, no centro da cidade, e no Colégio Sagrado Coração de Jesus, onde ocorrerá o seminário com mesas temáticas sobre políticas de salvaguarda, memória, inclusão de saberes tradicionais e municipalização das legislações de proteção. Em Quixeramobim, a programação contempla oficinas de educação patrimonial, confecção de brinquedos populares e bordado, além de aulas-espetáculo de grupos do Ceará e de outros países da América do Sul.
Criado em 2005, o Encontro Mestres do Mundo busca promover e fortalecer a cultura tradicional popular do Ceará, estimulando a troca de saberes entre mestres, coletividades e comunidades. Nesta edição, o evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secult, com apoio da Casa de Saberes Cego Aderaldo, Casa Antônio Conselheiro, Prefeitura de Quixadá e Instituto Dragão do Mar.
BIRO TV WEB A NOTICIA REGIONAL
FONTE
RC
Comentários (0)